NOSSA MISSÃO

Promover uma educação fundamentada em valores cristãos, contribuindo para a formação da pessoa humana, que atue na sociedade de forma justa, compassiva, criativa e empreendedora.

NOSSA VISÃO

Tornar-se uma instituição reconhecida pela sociedade, por meio da excelência em seus serviços e atendimentos educacionais.

NOSSOS VALORES

  • A exemplo de Maria, ser no mundo o Coração de Deus.
  • Visão cristã em todo processo educativo.
  • Educação solidária que passe pelo coração.
  • Compromisso com os necessitados.
  • Valorização da vida e da biodiversidade.
  • Atitude ética e valorização das relações interpessoais.
  • Respeito à diversidade.
  • Interação escola-família-comunidade.
  • Práxis pedagógica para a construção da autonomia.
  • Qualificação e competência profissional.

MARCO  SITUACIONAL

A Casa da Criança Madre Anastácia está situada no Bairro Jd. Vida Nova II na cidade de Campinas. Campinas ocupa uma área de 794,571 quilômetros quadrados. Em 2013, sua população foi estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 1 154 617 habitantes,  sendo o terceiro município mais populoso de São Paulo (ficando atrás de Guarulhos e da capital) e o 14º de todo o país.

A indústria e o comércio são as principais fontes de renda, sendo considerado um polo industrial regional. Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15 por cento de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro.

NOSSA HISTÓRIA

Em 1936, as Irmãs Filhas de Nossa Senhora do Sagrado Coração foram convidadas a realizar um trabalho educacional com crianças em situação de vulnerabilidade humana e social, no bairro Vila Industrial e região, onde se dedicaram ao ensino na Escola Paroquial São José (hoje Colégio Padre Júlio Chevalier). Em 15 de outubro de 1943, respondendo aos constantes apelos e convencidas da necessidade da obra no bairro, fundaram o Ambulatório São Roque (hoje extinto). Em fevereiro de 1949, a pedido da Prefeitura e pela extinta LBA – Legião Brasileira de Atendimento foi anexada ao ambulatório um posto de puericultura que funcionou até 30 de outubro de 1956. Decidiu-se sobre a fundação de uma obra para dar assistência às crianças carentes do território atendido. Essa instituição, fundada em 19/02/1956, recebeu o nome de Casa da Criança Madre Anastácia em homenagem à fundadora do ambulatório São Roque. Assim surgiu nossa Creche, que antes mesmo da fundação já acolhia 6 crianças. Em 2001 a Casa da Criança Madre Anastácia foi transferida para a Região Sudoeste, no bairro Vida Nova, uma das regiões mais populosas e em situação de vulnerabilidade social do Município, atendendo os bairros Vida Nova I, Vida Nova II, Vila Vitória, Mauro Marcondes, São José e Jd. Aeroporto. Em 2006 a Casa da Criança Madre Anastácia que até então trabalhava só na área da Educação Infantil, assumiu atividades com as famílias dos educandos e da comunidade local, pois em sua maioria não exerciam nenhuma atividade laborativa. Diante dessa realidade, iniciou-se o trabalho social para capacitar e potencializar os usuários com as atividades de inclusão digital e artesanato para geração de renda. Em 2009, com o aumento da demanda, houve a necessidade de fazer-se uma parceria com o Centro de Integração da Cidadania – CIC, para utilização de seu espaço físico. Atualmente esse serviço não é mais oferecido, devido a dificuldade em conseguir novos usuários.